quinta-feira, 27 de julho de 2017

Pensata sobre aqueles que foram sem nunca terem sido! (parafraseando Dias Gomes)


Foto João Maria Alves


Por Juan Esteves


Daí o artista fenomenal escreve: "filtrinho bacana" como comentário a uma bela imagem feita por uma fotógrafa e publicada por aqui. Uma fotografia muito bem feita tanto graficamente quanto em seu conceito e composição, com certeza fruto de muito esforço e dedicação. 
Daí outro artista mais genial ainda que este primeiro, dá um pitaco reclamando da cara do marido de uma grande estrela da fotografia internacional durante sua palestra no Brasil. Ele argumenta com uma patética "autoridade" que havia pago para entrar...
Em uma terceira oportunidade vejo certas pessoas que se julgam fundadoras do Instagram com tanta autoridade,
provavelmente lhes atribuída pelo Mark Krieger, criticar os incautos novos seguidores de tudo que é jeito diante de sua fabulosa expertise na mídia.
Por certo, tanto a lógica do primeiro quanto a do segundo e dos terceiros são próximas do período onde o homem ainda não era bípede e nos leva a pensar de que somos um povo que antes de uma análise sensata e construtiva temos como preferência a desqualificação imediata. 
Esta normalmente ocorre por alguém que, se não é um inexpressivo profissional do ramo, é alguém cujo ranço e recalque se derrama em cima dos que, por serem talentosos, alcançam o seu sucesso naturalmente.
Nao me lembro qual foi o crítico literário que disse que nas redes sociais um PhD tem o mesmo peso que um garoto de 11 ou 12 anos e as vezes me parece que é isso mesmo que ocorre, ou poderíamos dizer que qualquer imbecil tem seus 15 segundos de fama, lembrando Warhol. Ou melhor, aqueles 3 segundos que, segundo a Wired um compulsivo leva para dar um like em tudo que vê pela frente.
Por sorte tive e tenho mestres que me mostraram que a verdadeira crítica está na compreensão e não na destruição! Se não for construtiva não vale nada, absolutamente nada! É apenas uma ranhetice, daqueles que foram sem nunca terem sido :)

Foto: João Maria Alves.

Nenhum comentário: